freely-68886 (1)

“à voz da tua saudação, o Menino exultou de alegria”

Compartilhar no facebook

Ir. Maria do Céu Baptista pm

Onde quer que chegue, Maria provoca uma explosão de alegria: O Baptista salta de felicidade, Isabel grita de alegria por ter sido visitada pelo Senhor, os pobres exultam, porque chegou o momento da sua libertação.

Alegra-te, Maria, porque a beleza salvadora de Deus que salva vai fazer-se criança dentro de ti. Alegra-te, Maria,  porque o Deus todo-poderoso quis contar contigo e depender do teu “SIM”.

O Emanuel, Deus-connosco tem pressa de se comunicar. Completaram-se os tempos e vai cumprir-se tudo o que acerca d´Ele está escrito.. Por isso Maria se apressa a levá-l´O aos outros. Quem está cheio de Deus tem ânsias de O comunicar. As pressas de Maria são as pressas de Jesus. Nos seus passos apressados ecoa o amor incontido de Deus, que vem salvar. Maria de Nazaré foi a morada escolhida para Deus visitar o seu Povo. Nela e por Ela, Deus visita a humanidade prostrada nas trevas e nas sombras da morte. Quando Deus visita é para libertar. Vem ao nosso encontro apressadamente, fazendo saltar de alegria as nossas dores e esperanças.

Maria é profecia de Deus pelos caminhos dos homens, figura do que vai acontecer Os seus passos inauguram os do Redentor, precursora dos seus gestos e caminhos. O Messias libertador proclama pela sua voz a alegria de todo o povo.

Maria responde à saudação de Isabel com um cântico: o MAGNIFICAT! É um salmo de ação de graças. Neste cântico ecoam as esperanças do “resto de Israel” que, com fidelidade e confiança, aguardava a intervenção salvadora. Este cântico mostra a alegria dos que acreditam e esperam em Deus, o Deus que salva. O pobre será sempre lembrado como feliz, porque testemunha a justiça de Deus. É no humilde que Deus se compraz e realiza grandes coisas, revelando a Sua santidade.

O Mistério da Encarnação é mistério de fé. Pela fé foi Cristo concebido no coração de Maria e vive pela fé em cada homem. Feliz de ti se acreditas. Quando a palavra de Deus germinar em ti e a levares aos outros, o Verbo se fará carne outra vez e habitará entre nós.

Onde Deus passa, e é acolhido, as mãos abrem-se ao abraço, os corações abrem-se à esperança, a vida vence a morte. Com Maria aprendemos que confiar em Deus, acreditar, enche o coração de uma grande alegria e de uma enorme felicidade.

Compartilhar no facebook