Carisma e Espiritualidade

A palavra carisma vem do grego Kharisma, que significa graça, ou seja, um dom que Deus concede gratuitamente na sua bondade e misericórdia a uma pessoa, para cumprir uma missão concreta.

Este dom foi concedido por Deus a Maria Rivier, que o acolheu na docilidade ao Espírito.

Conhecer JESUS CRISTO no Evangelho;
Viver JESUS CRISTO nos seus mistérios;
Mostrar e ensinar JESUS CRISTO através de toda a nossa vida (Regra de Vida C 3).

Todo centrado em Jesus Cristo, este carisma é da ordem do ser, é de tal maneira marcante, que define o ADN, a identidade, a vocação de cada uma. Para nós, Irmãs da Apresentação de Maria é um verdadeiro caminho de santidade.

Os verbos conhecer, viver, mostrar e ensinar, falam-nos de uma proposta dinâmica e exigente de vida com sinal +.

Conhecer, remete-nos para esta relação íntima e profunda de amor com Jesus. Cada vez que nos colocamos à luz do Evangelho, que o meditamos, que o fazemos nosso, acedemos a este conhecimento interno de Jesus.

Viver, fala-nos desta união constante com Jesus em todos os momentos, em todas as circunstâncias. Aprender a “ver Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus” St. Inácio.

Mostrar e ensinar, é a consequência do acolhimento do dom de Deus. Não podemos guardar para nós o tesouro que conhecemos e possuímos, temos de o dar aos outros. É o que somos chamadas a ser, na liberdade e na alegria: levar Jesus ao mundo, através de toda a nossa vida.

O nosso carisma, como Irmãs da Apresentação de Maria, toma um rosto concreto:

  • Na espiritualidade que nos carateriza e da qual bebemos em fidelidade às nossas origens;
  • Na missão específica que temos na Igreja e no mundo;
  • Na vida comunitária que acolhemos como principal meio de entreajuda para crescermos na santidade da nossa vocação.

Pintura da irmã Maria de Pureza

Pintura da Irmã Maria Pureza p.m

Só podemos mostrar e ensinar aquilo que conhecemos por dentro, e para que a nossa vida o mostre e ensine é essencial vivê-lo primeiro na própria carne. Aqui está toda a beleza e assombro do convite que Deus faz a cada uma de nós.

A espiritualidade das Irmãs da Apresentação de Maria pode comparar-se a um Templo com dois pilares, os dois mistérios que fascinaram e moldaram o coração de Maria Rivier e que ela nos deixou em herança:

Apresentação de Maria – Mistério do Templo ou da presença de Deus

Apresentação de Jesus – Mistério da oblação de Cristo e de sua Mãe

Estes mistérios são as pedras fundamentais do edifício que somos chamados a ser em Cristo. A sua meditação prolongada imprime em nós as atitudes intensamente vividas por Jesus e Maria: adoração, oferenda, compaixão.

Temos como patrimônio um duplo espírito: o da oração e o do zelo.

Que significa isto?

O espírito de oração é uma atitude interior, uma disposição do coração que nos mantém acordadas, que nos faz “buscar e encontrar Deus em todas as coisas” St. Inácio e faz-nos viver a nossa divisa em todas as situações: Tudo para Deus! Tudo pelo Santo Amor!

Todo o nosso edifício espiritual repousa sobre este espírito interior. À maneira de Maria que meditou todas as coisas em seu coração, contemplamos Jesus nos seus mistérios.

É desta fonte interior que brota o zelo, este impulso e força inesgotável que nos invade para tornar Jesus Cristo conhecido e amado.

Maria Rivier soube realizar na sua vida uma feliz síntese das riquezas extraídas das duas correntes espirituais que a influenciaram fortemente, sulpiciana (vida interior, sentido da oferenda, da entrega) e inaciana (zelo pela glória de Deus), tornando-se ela mesma esta apóstola de fogo, apaixonada por Jesus Cristo.

Somos chamadas, como ela, a esta vida unificada de discípulo e apóstolo. Inspiradas nos mistérios evangélicos que caraterizam a nossa Congregação, podemos expressar esta unidade de vida desta forma: Presentes a Deus e presentes aos outros!