P_20200929_175749_vHDR_Auto

Meditar no interior de Maria

Compartilhar no facebook

Meditações para a oração do terço

Neste mês de Outubro, dedicado às missões mas também a Maria, somos impelidos a determo-nos na Mãe do Redentor. Maria Rivier desafiava as pessoas a “meditar no interior de Maria”, ou seja permanecer demoradamente a observar aquilo que habitava Maria por dentro. Esse olhar atento ao coração de Maria, acabava por ser tocado pelos salpicos do próprio coração da Mãe.

Para tal, a proposta deste mês é a oração do terço. O terço, esta oração simples, pode-se tornar como que um embalo do coração, em que pela mão de Maria somos levados até o Seu Filho Jesus.

Partindo do Evangelho de Lucas e das palavras de Ermes Ronchi, rezemos tranquilamente cada Avé Maria, deixando-nos conduzir pela presença materna de Maria.

1º mistério

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo» (Lc 1, 26- 28). Santa Maria entra na história enquanto está a escutar um anjo e traça o primeiro passo para quem quer entrar numa relação verdadeira com as criaturas, os homens e os anjos: a arte da escuta (Ermes Ronchi).

Maria ensina-me a escutar a voz do Senhor, que se manifesta na brisa das minhas horas quotidianas.


2ºMistério

Ao ouvir estas palavras, Maria perturbou-se (Lc 1, 29 ). Um instante de perturbação, e é um instante que, na nossa vida, pode durar anos. E, se também disseres sim uma vez, nunca mais estarás ao abrigo da perturbação (Ermes Ronchi).

Maria ensina-me a dizer sim ao acolhimento do outro, como presença de Deus, na minha vida.  


3ºMistério

Como será isso, se não conheço homem? (Lc 1, 34). Enquanto Zacarias pedia ao anjo um sinal, Maria pergunta pelo sentido. Fazer perguntas é estar diante do Senhor com toda a dignidade de homem: aceito o mistério, mas também uso toda a minha inteligência (Ermes Ronchi).

Maria ensina-me a colocar as perguntas certas, que me ajudem a avançar no meu caminho de Fé.


4ºMistério

Estenderá sobre ti a sua sombra (Lc 1, 35). Não encontrarás Deus nos deslumbramentos das visões nem no esplendor do templo, mas na vida que é âncora de sombras. Para entrar e morar na vida, Deus veste-se sempre de pobreza, com os humildes panos de servo (Ermes Ronchi).

Maria ensina-me a encontrar o Teu Filho Jesus nos detalhes da realidade quotidiana.


5ºMistério

Não temas, o Senhor virá e encher-te-á a vida (Lc 1, 35). Espera-se não por uma falta, mas por uma plenitude, não por uma ausência que deve ser colmatada, mas por uma superabundância de vida que já urge. Espera-se para gerar: o vento do Espirito enche a vida (Ermes Ronchi).

Maria ensina-me a deixar que a vida vinda de Deus, possa ser posta ao serviço do outro.

Como que em jeito de despedida, reza as últimas 3 Avé Maria e a Salve-rainha, agradecendo este tempo junto de Nossa Senhora.


*Meditações retiradas de: Ronchi, E (2006). As casas de Maria – Paulinas Editora. Prior Velho.

Compartilhar no facebook