banners-site

ABEL e CAIM

Compartilhar no facebook

Jorge Rijo

Nestes tempos difíceis que vivemos, algo que julgávamos afastado de nós, esta guerra fraticida na Europa, vem-me à memória a História de Abel e Caim, a história do primeiro homicídio da história, na qual um irmão, por inveja e despeito mata o seu irmão (porque julga que DEUS gostará mais do irmão. Abel, do que tem, guarda o melhor para oferecer a Deus e Caim oferece do que lhe sobra).

Este ato provocou certamente grande dor e vergonha nos pais, Adão e Eva, e tristeza a Deus Criador.

Medito na tristeza e dor que provocamos no Sagrado Coração do Senhor Jesus, que deu a Sua Vida por nós. A tristeza de Deus ao ver que os seus filhos continuam desavindos, que se continuam a matar e provocam milhões de desalojados, por inveja e sede de poder. Mas, ainda assim, do meio deste horror também sobressai a Luz, através da solidariedade de tantos que revelam comunhão com os que sofrem, são mais pobres e desprotegidos, “Onde houver Caridade aí estará Deus”.

Enquanto pai e enquanto família cristã, tentamos aproveitar a oportunidade para ensinar e dar testemunho aos filhos da necessidade de se amarem, não só como irmãos de sangue, mas também porque todos somos filhos amados do mesmo Deus, que enquanto Pai sofre ao ver os seus filhos desavindos, por motivos fúteis e vícios de poder, em suma, pelos nossos pecados, por vezes mesmo nas nossas comunidades cristãs.

Aprendemos pouco nestes 2 mil anos de História, permanece atual o desafio relançado por Jesus “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao outro como a ti mesmo.” Só assim podemos amar verdadeiramente a DEUS.

Por isso está tão atual o carisma da Apresentação: conhecer, viver, ensinar Jesus, como nos ensina a fundadora da nossa grande família espiritual, Maria Rivier, mais ainda agora que se aproxima a hora de alegria da sua Canonização e a igreja universal vai passar a dizer, como nós já o sentíamos nos nossos corações, Santa Maria Rivier rogai por nós.

Atrevo-me a terminar com um convite  a que se juntem a mim e à minha família, numa das nossas orações preferidas “SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, QUE TANTO NOS AMAIS, FAZEI COM QUE VOS AMEMOS CADA VEZ MAIS”.

Uma Santa Quaresma a todos. Que o coração de cada um se purifique no fogo do amor ardente de Jesus.

Compartilhar no facebook