Proposta de oração
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Sintonizar o coração: Este é o mês dedicado a Maria, assim sendo coloca-te diante do seu coração, em atitude de entrega, renovando-lhe a tua devoção e filiação. Que ao longo deste mês possas pedir-lhe a graça de seres colocado junto de Jesus. Que este pedido não aconteça apenas uma vez, mas que no teu interior, no meio dos teus afazeres e responsabilidades, lhe possas ir repetindo o teu desejo autêntico de seres colocado junto de Jesus.
Imaginar com o coração:
Nossa Senhora disse aos Pastorinhos: Eu nunca te deixarei. O Meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.
Tranquilamente fecha os olhas e coloca-te no lugar dos Pastorinhos. Imagina com o teu coração, que estás diante de Nossa Senhora e que estas palavras são te dirigidas. Não te faças perguntas, não decorras em raciocínios…escuta simplesmente Maria, tua Mãe a prometer ser o teu amparo, o teu refúgio em toda e qualquer situação.
Toma simplesmente atenção, através da escuta, do olhar, do olfacto, do tato. Que os teus sentidos possam ser “captadores” da presença de Maria.
Permanece assim algum tempo e se alguma distração te vier perturbar, pede a Maria para te ajudar a manteres te na cena.
Interpelar o coração:
Depois deste tempo passado aos pés de Maria, na sua presença e na companhia dos Pastorinhos, pergunta-te:
- O que mais te tocou?
- Em que aspecto concreto sentes-te desafiado a confiar mais na presença materna de Maria?
- Neste mês de Maio o que podes fazer para estar mais próximo de Maria?
Conversar com o coração: Como filho que és conversa com Maria sobre aquilo que ocupa demasiado espaço em ti e que te impede de ser mais de Jesus. Maria é Mãe e por isso, acolherá a tua partilha com ternura materna.
Termina a tua oração com uma Avé-Maria.