sparkler-ge03521a7b_1920

Fé infatigável

Compartilhar no facebook

Itinerário espiritual – Nos passos de uma Santa

Santa Maria Rivier…

“Quem procura unicamente a Deus arde em zelo pela salvação do mundo. Quereria ter mil vidas para poder ir trabalhar em todos os lugares do mundo a fim de dar a conhecer Jesus Cristo. Que o santo amor de Jesus arda noite e dia sobre o altar dos nossos corações e que Ele acenda neles um ardente desejo de o servir. Fazei conhecer Jesus Cristo. Desejo que o seu zelo vos devore. Trabalhai para estabelecer o seu Reino em todos os corações. Para isso é preciso que o vosso coração seja ardente de amor. Sê-lo-á na proporção em que trabalhardes para conhecê-lo e na medida em que meditardes nele. O zelo pela salvação das almas devora-me.”

…hoje…

Hoje, as palavras de Santa Maria Rivier convidam-nos a perguntar-nos como vai o nosso desejo de dar a conhecer o que nos habita. Quando amamos verdadeiramente alguém, não nos cansamos de falar dessa pessoa a todos, de manifestarmos de tantas maneiras o nosso sentimento. A certeza de que Deus, ainda hoje, continua a querer precisar de nós, apesar da nossa pobreza, para fazer chegar a esperança e a luz a tantos corações, enche-nos de alegria. O zelo é essa força motriz que nos projeta para a frente, nos questiona, nos desinstala, nos devora e nos dispõe para o anúncio do Evangelho.

… com arte…

Como proposta para melhor ilustrar este traço específico de Maria Rivier, que cada um de nós é chamado a viver, apresentamos o filme “O Herói de Hacksaw Ridge”. Um homem humilde, fiel aos seus valores de cristão, que ousa remar contra uma lógica de maiorias e facilitismo. É chamado a dar a vida, no meio de um cenário de guerra, onde nada se espera de bom. O herói retratado no filme assemelha-se ao Bom Pastor que não desiste de procurar a ovelha perdida, mesmo no meio de balas e incertezas. Também Santa Maria Rivier, em plena revolução francesa, não desistiu de fazer tudo para a salvação daqueles que o Senhor lhe tinha confiado. E tu? Até onde estás disposto a ir para permaneceres fiel à missão que o Senhor te deu? O que é que te faz remar contra a corrente? Para irmos até ao fim, na missão que o Senhor nos confiou, precisamos escutar as vibrações mais íntimas do nosso ser, o que não é possível se não ousarmos deixar de seguir as multidões.

…em gestos…

Como é que estou a passar o “fogo” que me foi confiado? Procuro um gesto prático, no meu meio concreto, que me faça dar a conhecer Jesus Cristo àqueles que me rodeiam (ser catequista na paróquia, falar de Jesus aos meus netos, dar o meu tempo na visita dos doentes, falar bem de todos…)

…movidos pela oração

Tu, apóstola de coração ardente, que sempre agiste pela maior glória de Deus e a salvação do mundo, ensina-nos a tornarmo-nos, hoje, pessoas de fogo para abrasar os corações do Seu amor. “O fogo produz o fogo, um facho aceso acende muitos outros”.

Dá-nos, Senhor, o seu espírito de fogo.

Compartilhar no facebook