P. Dário Pedroso, sj
Todos sabemos a paixão da Madre Rivier, pela Santíssima Virgem, a certeza que foi Ela que a curou, que foi a Ela que se deve a Congregação, que olhando a Virgem Maria, confiando n’Ela, rezando muitos terços, tudo se alcança. Era esta a convicção profunda da Madre, a sua certeza inabalável. Não se trata só do nome da Congregação, mas da vida e santidade de cada Irmã, de cada Comunidade, de toda a Congregação. Ser canonizada no mês de maio, parece ser um sinal disto mesmo, um apelo de Deus a todas as Irmãs. Ser como Maria, imitar Maria, viver dentro do Coração de Maria. Sempre o caminho a percorrer: por Maria a Jesus, por Maria à Trindade. A Senhora, como Mãe e Mestra que nos ama, nos acolhe, é nosso modelo. Estaremos todas convencidas disto na vida concreta e não só em palavras bonitas e pensamentos piedosos? Como é a minha relação pessoal com Nossa Senhora, não só na oração, mas na vida, em todas as coisas, desde o trabalho, aos apostolados, às dores e alegrias?
“Pedi a Maria com uma fé viva e a mais terna confiança” era um dos conselhos da Madre Rivier. Fé adulta, amadurecida, sem crendices ou superstições, fé amadurecida, para encontrar Deus em tudo e tudo em Deus. Fé no valor da oração e da penitência, fé na visão do mundo e dos acontecimentos, fé que ilumina caminhos, escolhas, situações, trabalhos. Num mundo materializado, secularizado, precisamos, como Rivier, de sermos mulheres de fé viva. Pedir a Maria com fé viva e a mais terna confiança.
“Pedi a Maria o seu amor pela vida escondida, a sua humildade”, era outro precioso conselho da Madre num mundo de ostentação, de vaidade, de triunfalismo, de gente que quer dar nas vistas, ser elogiada, ser “condecorada”, que compra elogios, é bom este pedido da Madre Rivier. Deus, só Se revela aos humildes, aos pequeninos. Daí a necessidade de humildade, de despojamento, para melhor servir. Como assume cada uma, este pedido e exortação da Madre Rivier? A Virgem era Serva humilde.
“Pedi a sua pureza de coração e de intenção, a sua fidelidade à graça, o seu abandono a todas as vontades de Deus, o seu zelo e a sua caridade pela salvação do mundo”. E a Madre termina com este naco de sabedoria, consciente que é o melhor para suas queridas filhas. Urge pedir pureza de coração, reta intenção. É urgente pedir abandono à santíssima vontade de Deus. E como é importante, com a Virgem Maria, redobrar de zelo e de caridade pela salvação do mundo, que está doente, onde há injustiça, crime, fraude, tráfico de pessoas, guerras homicidas e criminosas. Mundo onde se adora satanás, onde se exploram pessoas, onde há milhões de abortos cada dia. Onde há sacrilégios, blasfémias, profanações de sacrários…