Junho

MARIA visita-te

Compartilhar no facebook

Sintonizar o coração

O mês de Maio encerrou com a festa da Visitação de Nossa Senhora, mas ainda vamos a tempo de regressar junto do texto Bíblico e fazer uma paragem demorada diante deste lugar de encontro.

Pede a graça de te deixares encontrar, por Maria que vem visitar Isabel, mas que também te quer visitar a ti, nos lugares do teu quotidiano. Pede com fervor, na disposição interior de acreditar que o Senhor te pode conceder esta graça. Maria é lugar de encontro com Deus, também tu podes ficar cheio do Espírito Santo, com a sua chegada.

Imaginar com o coração:

Lê a passagem do Evangelho de Lucas 1, 39-56, mesmo que já conheças, lê como se fosse a primeira vez. Não tenhas de repetir a leitura, as vezes que forem necessárias, para que a Palavra possa impregnar a tua imaginação.

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. 40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? 44Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. 45Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.» 46Maria disse, então: «A minha alma glorifica o Senhor47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações. 49O Todo-poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome.50A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem.51Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.52Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias.54Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,55como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência, para sempre.» 56Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a sua casa.

Depois de teres lido várias vezes, prendendo a tua atenção em cada palavra, em cada detalhe, fecha os olhos e coloca-te na cena evangélica. Passa diante dos teus olhos, o filme deste encontro.  

Interpelar o coração:

A Palavra de Deus deixa sempre uma marca, por onde passa. Escuta agora aquilo que foi surgindo no teu coração, a marca que a Palavra imprimiu em ti. O que sentes, quando lês o encontro de Maria com Isabel? O que mais te toca, nesta cena evangélica? Onde te sentes interpelado? Em que situações, tomas consciência de que Maria te visita e te concede o dom da paz e da alegria? Será que vês todo o bem que Deus faz na tua vida e faz ao teu redor ou só consegues ver a nevoeiro dos momentos mais difíceis?

Conversar com o coração:

Termina este tempo de oração, diante de Maria e fica uns minutos a olhar para ela. Escuta as suas palavras, Maria diz-te que estejas tu onde estiveres, ela irá ao teu encontro para te ajudar, para te reconfortar e levar a alegria.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Compartilhar no facebook