Itinerário Espiritual – Nos passos de uma Santa
Santa Maria Rivier…
“Este paraíso é Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é nosso, Ele está perto de nós. É preciso pois, guardá-lo e cultivá-lo com cuidado, se queremos ser felizes. Se é nosso, temos o direito de entrar nele quando quisermos e ficar nele todo o tempo que quisermos, em espírito e coração, pelo afeto e pelo pensamento, porque Jesus Cristo é nosso.
É próprio do amor levar aquele que ama a tornar-se, tanto quanto possível semelhante àquele que é amado. Amemos, pois Nosso Senhor, a fim de o imitar para o amar, estudemo-lo, meditemo-lo sem cessar e apliquemo-nos o melhor possível a conhecê-lo.
Pensai que Jesus Cristo é o único tesouro que possuiremos na eternidade.
Que Jesus Cristo seja a vossa luz, a vossa força, a vossa alegria, o vosso TUDO!”
…Hoje…
Hoje, as palavras de Santa Maria Rivier convidam-nos a determos o nosso olhar na grande paixão do seu coração: Jesus Cristo. Bem sabemos que ninguém ama o que não conhece. Portanto, para Maria Rivier, o amor a Jesus que a consumia, brotava do íntimo conhecimento que dele fez, na longa contemplação dos seus mistérios. Este amor apaixonado por Jesus continua a ser uma proposta de vida para nós, hoje. Aquilo porque estamos apaixonados determina tudo o resto: o nosso agir, as nossas palavras, os nossos pensamentos, as nossas escolhas de vida… Todo o verdadeiro amor e o amor por Jesus também, implica entrega, sacrifício e liberdade, traz consigo a exigência da totalidade, da inteireza. É daqui que nasce a felicidade.
…com arte…
Santa Maria Rivier exortava as suas irmãs e agora exorta-te a ti, para que ponhas os meios de maneira a conhecer Jesus. Podes começar com um conhecimento racional, através de catequeses, de leituras, de estudos, mas a um dado momento serás chamado a mais. Serás chamado a um conhecimento próprio de uma amizade, de uma relação de proximidade com o próprio Jesus.
Esta relação pode estabelecer-se e alimentar-se de várias formas propostas pela própria Igreja, que conta com séculos de história e de experiência e, por isso, indica-nos maneiras seguras para nos aproximarmos mais de Jesus. Temos assim a oração, os sacramentos, a Palavra de Deus, o acompanhamento espiritual. São todos meios onde podemos conhecer mais Jesus Cristo e relacionarmo-nos diretamente com Ele.
Como proposta, para ilustrar esta paixão que Maria Rivier tinha por Jesus, e que tantos outros também tiveram e continuam a ter, propomos-te a série The Chosen, onde poderás ver a vida de Jesus e a forma como se relaciona com as pessoas que se cruzam no seu caminho.
Ao assistires à série, imagina-te no exercício de composição do lugar, bem ao jeito inaciano. Deixa-te tomar por aquilo que os teus olhos e ouvidos irão captar e, ao permitir que a tua imaginação seja habitada por esta composição do lugar, certamente nascerá, crescerá em ti o desejo de conhecer mais e melhor Jesus Cristo.
…em gestos…
O exame de consciência é uma prática indicada pela Igreja como meio de aferir como está a nossa relação com o Senhor. Este ajuda-nos a colocar as perguntas que Santo Inácio de Loiola, nos Exercícios Espirituais, propõe: “O que faço? O que fiz? O que farei por Cristo?”
…movidos pela oração
Durante toda a sua vida, Santa Maria Rivier foi seduzida por Jesus. Quando jovem, Ele fez erupção na sua vida e tomou todo o lugar. Vendo-a viver, as pessoas são unânimes a dizer que Jesus é o tudo da sua vida. Ela gostava de lembrar às suas irmãs: “Que as nossas vidas sejam como um Evangelho aberto onde todos possam ler Jesus Cristo”. Dá-nos, Senhor, o amor ardente que a levava a procurar-Te em todas as coisas.