Associação Maria Rivier

Não basta terdes recebido o Espírito Santo no Baptismo, é preciso ainda que vos deixeis conduzir por Ele.

Maria Rivier

A Associação Maria Rivier inscreve-se no movimento de renovação espiritual suscitado na Igreja pelo Concílio Vaticano II. Ao lembrar com insistência a todos os cristãos a sua vocação à perfeição da caridade, vocação que deriva da graça do seu baptismo, o Concílio despertou nos leigos o desejo da santidade; encorajou-os a uma participação mais consciente e responsável na missão da Igreja.

Além disso, o esforço de renovação e de adaptação pedido pelo Concílio a todos os Institutos religiosos permitiu a estes descobrir a inspiração das suas origens. Os religiosos olharam então para o seu fundador ou fundadora com um olhar maravilhado; constataram com alegria a actualidade da sua mensagem e da sua maneira particular de dar vida ao Evangelho.

Pouco a pouco, este dinamismo atrai também leigos que desejam viver mais seriamente o compromisso da sua fé em ligação com a riqueza do carisma e da espiritualidade das Irmãs da Apresentação de Maria.

Como a beatificação de Maria Rivier, a 23 de maio de 1982, a tornou conhecida através do mundo, em breve em alguns países, houve grupos de fiéis leigos que se formaram espontaneamente. A Associação Maria Rivier acabava de nascer. Desde então, os grupos multiplicaram-se de tal maneira que existem hoje:

94 Fraternidades, em 15 países, com mais de 1800 Associados Maria Rivier.

Este convite dirige-se a qualquer pessoa que manifeste um desejo de viver o seu Baptismo na docilidade ao Espírito Santo; também, uma vontade de servir, respondendo às necessidades da Igreja e da sociedade do nosso tempo, conforme as suas aptidões. Se são estas as suas disposições, então ela pode empreender uma formação inicial em vista a um compromisso como Associado Maria Rivier.

(Adaptado do Guia das pessoas Associadas à Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria)