Pastoral Juvenil e Vocacional

A Pastoral Juvenil e Vocacional inspirada no Carisma da Apresentação de Maria impele-nos a acompanhar o desenvolvimento dos jovens e a ajudá-los a fazer uma profunda experiência do amor de Deus, que os convida a ser mais pessoa ao jeito de Jesus. Este encontro pessoal com Cristo, que se fez um de nós e viveu dando a vida gratuitamente, permitir-lhes-á “descobrir a sua força de atração, capaz de transformar a sua vida”, ajudando-os a “interrogarem-se sobre a sua vocação pessoal na Igreja e a sensibilizá-los para a beleza da vida religiosa e sacerdotal”. (Regra de vida).

Em Maria vemos refletida esta experiência e nela encontramos o modelo a seguir: “Mãe de ternura, ela toma sob a sua proteção cada um dos seus filhos. Fiel discípula de Jesus, atrai-nos irresistivelmente para Ele e avança connosco nas estradas do mundo.” “No mistério da sua apresentação no templo, somos chamadas a viver como Ela em estado de adoração e de oferenda diante de Deus, caminhando na Sua presença no Amor.” (Regra de Vida)

Assim, somos chamadas a despertar nos jovens:

  • Alegria, criatividade e esperança;
  • Liberdade e humildade;
  • Abertura e disponibilidade ao Dom de Deus;
  • Fraternidade e sentido do serviço gratuito;
  • Compromisso real na sociedade em que vive.

A finalidade principal da nossa ação pastoral junto dos jovens:

  • Favorecer um encontro com o Deus Vivo;
    • Pai, cheio de ternura e amor
    • Filho, enviado do Pai e companheiro de caminho
    • Espírito Santo, inspirador das nossas escolhas
  • Caminhar com os jovens, oferecendo-lhes condições que lhes permitirão discernir a sua vocação em resposta ao apelo de Deus na sua vida.

Hoje mais do que nunca, o nosso mundo tem necessidade de profetas cuja vida, como a de Moisés e dos discípulos de Emaús, foi transformada pelo seu encontro com o Deus vivo. Esta experiência fundamental assegura dinamismo e tenacidade aos animadores no serviço delicado da pastoral Juvenil e vocacional. Só um coração ardente de amor saberá anunciar o Evangelho como uma Boa Nova e aplicar com proveito a pedagogia de Jesus, à maneira de Maria Rivier, inspirando-se no ensino da Igreja e da sua própria experiência.

(Adaptação feita com base no Caderno de Formação das Irmãs da Apresentação de Maria)