Missão
Onde há uma necessidade, Deus inspira sempre um carisma, que vai determinar a maneira como respondemos a essa necessidade e deste modo surge a missão específica de uma Congregação.
A nossa missão como Irmãs da Apresentação de Maria nasce da promessa levada a sério pela nossa fundadora, quando ainda criança, diante da Pietá, suplica a graça da sua cura: “Se me curares, hei-de trazer-te muitas crianças e hei-de ensiná-las a amarem-te muito…”
Para Maria Rivier, ter o espírito de Jesus Cristo é ser como Ele, cheia de zelo pela glória do Pai e pela salvação do mundo. Queimada pelo desejo ardente de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, e não esquecendo a promessa que fizera, percorreu as estradas da Ardèche e semeou ali imensas “escolinhas”, fazendo da Educação Cristã da Juventude a finalidade específica do nosso Instituto.
O seu zelo ardente não pára por aí. Ela acolheu muitos órfãos, encontrou a sua alegria no ensino do catecismo, reuniu mulheres nas paróquias, pregou retiros e formou as suas filhas para a vida em Deus.
O mesmo desejo que queimava Maria Rivier, sermos em toda a parte e em todo o tempo,
presença de Jesus, anúncio do Evangelho da misericórdia, habita ainda hoje o coração das suas irmãs. Somos chamadas “a participar na missão de ensino da Igreja, pela educação cristã da juventude, com uma especial atenção aos mais pobres”. Regra de Vida C.7
Apaixonadas por Jesus Cristo, as Irmãs da Apresentação estão também no meio do mundo, como presença da sua terna compaixão. Nos seus respectivos meios culturais, procuram estar próximas das pessoas, atentas às suas necessidades, engenhosas em apoiá-las e preocupadas em abri-las ao amor do Pai. Para tornar seus esforços mais eficazes, elas sabem como colaborar com leigos competentes e comprometidos com sua fé.
Assim, em toda docilidade ao Espírito, a Congregação contribui na sua humilde medida para a salvação e transfiguração do mundo. “Enquanto houver um canto da terra onde Jesus Cristo não é conhecido e amado, as filhas da Mulher Apóstolo não podem ficar tranquilas”. Regra de Vida C. 109
Quanto mais nos deixarmos impregnar do espírito de Jesus Cristo segundo os mistérios que marcaram a nossa fundação, mais sentiremos a felicidade de pertencer à família de Maria Rivier e, poderemos cumprir melhor, na Igreja, a missão que nos foi confiada como Irmãs da Apresentação de Maria. (retirado do caderno de formação das Irmãs da Apresentação de Maria)