Eco3

Projeto ECOés – concretizar a encíclica “Laudato si”

Compartilhar no facebook

Hoje damos oficialmente conhecimento do projeto ECOés, que surge no âmbito mais alargado da Pastoral da Juventude e Vocações das Irmãs da Apresentação de Maria. E porquê? Porque como nos diz o Papa Francisco na Encíclica “Laudato si”, as questões ligadas à ecologia estão estreitamente ligadas a uma mudança do coração. Quando o nosso coração não está voltado para Deus, acabamos por nos relacionarmos com as pessoas, com o ambiente e connosco próprios de uma forma desordenada. Percebermos a importância de colocarmos Deus em primeiro lugar, ajuda-nos sem dúvida a olhar os dons que Ele nos oferece, não numa perspectiva de consumo mas como graça a acolher e a cuidar.

Assim sendo, o projeto ECOés que está a ser implementado na Quinta da Boa Vista situada na baixa de Palmela, nasce do desejo de fazer desse lugar um espaço onde o contacto com a natureza possa gerar um encontro com Deus, com os outros e connosco mesmos. Interlaçando ecologia, educação e espiritualidade queremos fazer parte desse processo de conversão integral, começando no coração e continuando em gestos pequenos e concretos.

O ECOés concretiza-se  através de: propostas de voluntariado, sempre numa dinâmica de interligar espiritualidade, educação e práxis; ecoworkshops, com o intuito de sensibilizar para a mudança de hábitos prejudiciais ao ambiente; tempos de retiro, reflexão, roteiros espirituais pela quinta, entre outros. Estas atividades visam atingir os seguintes objetivos específicos:

  • Promover a Educação Ecológica;
  • Potenciar a Espiritualidade Ecológica:
  • Sensibilizar para a adoção de estilos de vida simples.

Dinamizado por uma equipa composta pelas Irmãs da Apresentação de Maria e por jovens pertencentes à Diocese de Setúbal. Juntos aspiramos, através desse projeto, “Viver a vocação de guardiões da obra de Deus” que “não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa” (LS, 217), procurando trabalhar em colaboração numa lógica sinodal. 

Para saber mais basta procurar-nos nas redes sociais em @projetoecoes.

Compartilhar no facebook